FEARG RECEBE O RECONHECIMENTO DO LEGISLATIVO PELOS SEUS 40 ANOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

DURANTE A CERIMÔNIA, FOI INFORMADO QUE A FEIRA PODE RECEBER O TÍTULO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE

Em sessão especial, desenvolvida na noite de terça-feira (26), a Câmara do Rio Grande prestou uma linda homenagem aos 40 anos de realização ininterrupta da FEARG, evento que começa a pulsar nesta quinta-feira (28), seguindo com uma ampla programação até o dia 15 de julho, no Centro de Eventos, em Rio Grande. 

Proposta pelo vereador Rogério Gomes (PPS), a cerimônia foi presidida pelo vereador Claudio de Lima (PSB), contando com a presença do chefe do Executivo, Alexandre Lindenmeyer e o vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, a presidente da AMPERG e diretora geral da FEARG Ilda Veiga, o capitão de fragata Pedro Henriques dos Santos Batista, representando o Comando do 5º Distrito Naval, o 1º tenente do Comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, Idailson da Silva Pereira e o presidente da Associação dos Artesãos do Rio Grande, Wolmer Quaresma. 

Foram convidados também a fazer parte da extensão de mesa, as soberanas da FEARG, a Rainha Andressa Lilja e a Princesa Lais Barbosa, a ex-presidente da AMPERG, Ivone da Rosa, o presidente da Câmara de Comércio, em exercício, Clóvis Klinger, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Igor Klinger, o secretário do Desenvolvimento Primário, José Leomar, os vereadores Edson Lopes (PT) e Julio Cesar Pereira da Silva (MDB), o presidente do Sindicato Rural do Rio Grande, Ronaldo Zechlinski, o presidente do Conselho de Pastores do Rio Grande, o pastor Anderson Ferrão, o representante do Conselho Regional de contabilidade e ex-presidente da AMPERG, Marcio Pereira das Neves, o chefe do escritório da Emater de Rio Grande, Rogério Silveira, o diretor da rádio gaúcha Rio-grandina, José Augusto Valerão, a ex-presidente da AMPERG, Cristiane das Neves e o assistente da Sicredi, Bernardo Teixeira Soares. 

PATRIMÔNIO DO RIO GRANDE 
Em seu discurso, o vereador Rogério Gomes recordou fatos históricos da trajetória do evento, destacando que a Fearg sempre teve uma história de ascensão. Gomes mencionou o trabalho dos organizadores e presidentes que tiveram pela frente o desafio de desenvolver a Feira, inclusive a gerência da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande (Amperg). 

“São 40 anos de sucesso; um evento que nasceu para proporcionar que os artesãos pudessem ter um espaço para exporem os seus trabalhos. Ano após ano, a feira cresceu, passando por vários lugares, fato este que sempre lembramos com nostalgia”, salientou. O parlamentar declarou ainda que, nesta semana, protocolou um projeto de lei que torna a Fearg, Patrimônio Imaterial do Município do Rio Grande. 

“Esta Feira precisa, legalmente, entrar para a história de nossa cidade, sendo reconhecida como um patrimônio da comunidade rio-grandina. Então, parabéns a todos que se dedicam a fazer esta festa que é, essencialmente, uma festa da família, mas que tomou proporção que muito nos orgulha. Vida longa a Fearg”, completou Gomes. 

Emocionada, a diretora geral da FEARG e presidente da AMPERG, Ilda Geneci da Silva Veiga, agradeceu a homenagem do Legislativo Municipal e mencionou todo o trabalho de bastidores que implicam na realização do evento e a participação dos artesãos que são o motivo da Fearg. “Estamos a poucas horas da abertura da Feira e, agora, as emoções só se intensificam. O que posso dizer destes 18 dias que virão pela frente é que trabalhamos desde muito cedo para ter uma feira cada vez melhor. E, apesar de todas as adversidades, é sempre um imenso prazer receber o nosso povo e brindar as nossas tradições. Nós desejamos que esta seja, realmente, uma edição histórica e que se torne inesquecível na memória de todos”, declarou a diretora. 

O prefeito Alexandre Lindenmeyer salientou que o projeto de lei do vereador Rogério Gomes, de transformar a Fearg em Patrimônio Imaterial do Município, reflete o trabalho das pessoas que fazem parte da história destes 40 anos, salientando as obras e os investimentos que foram feitos pela AMPERG, através do contrato de Parceria Público Privada (PPP), assinado entre a prefeitura e a entidade, para que ela fique, por 4 anos, como responsável pela manutenção do local sede do evento. 

“O Centro de Eventos, hoje ocupado pela Fearg, é um espaço precioso, diversificado, não só na divulgação do nosso artesanato, mas também servindo como cenário cultural, de integração do nosso povo, da valorização daquilo que nós temos de melhor. Por certo será mais uma Feira de muito sucesso. Parabéns pela iniciativa e que todos nós possamos desfrutar deste local de integração que a FEARG representa para cada um de nós”, ressaltou Lindenmeyer. 

HOMENAGENS 
Após os discursos, um momento bem especial. O presidente da Associação dos Artesãos do Rio Grande, Wolmer Quaresma, foi reconhecido durante a cerimônia devido a sua participação em todas as 40 edições da FEARG. “O Legislativo mais antigo do Estado, reconhece o trabalho de seu Wolmer, por fazer parte desta história, sendo um dos artesãos mais antigos do Município, o qual expõe seu trabalho desde a primeira edição da feira, na qual ocorreu no ano de 1978, trabalhando há 50 anos com a arte através do vime, sendo ele a verdadeira essência da Feira, por meio da exposição desta arte considerada rara nos tempos atuais”. 

Na sequência, receberam homenagens também a ex-presidente da Feira, Ivone da Rosa, pelas suas duas décadas de liderança do evento, e, também, a atual presidente, Ilda Veiga, em nome da Fearg e da Amperg, entidade organizadora da FEARG.

POR BRUNO ZANINI KAIRALLA (TEXTO E FOTO)